Análise Técnica - Teoria de Dow

Agora que já apresentei os gráficos (se não viu ainda clique aqui), falaremos sobre a Teoria de Dow.
A Teoria de Dow tem basicamente quatro princípios:
- Todos os fatores externos já estão embutidos no ultimo preço da ação
- Os preços se movimentam em tendência
- O futuro repete o passado
- O volume deve confirmar a tendência
A Análise Técnica atual, se baseia nesses princípios da Teoria de Dow. Com essa teoria, as incertezas das
oscilações de curto prazo diminuem.
Vamos analisar melhor cada principio, para ficar claro.
"Todos os fatores externos já estão embutidos no ultimo preço da ação"
Claramente, esse principio é o mais confuso dos quatro. Ele quer dizer que o mercado considera todos os fatores que podem ajudar ou atrapalhar a empresa, e esses fatores são descontados no preço da ação.
 "Os preços se movimentam em tendência"
A tendência é uma grande amiga de quem gosta de ganhar dinheiro na bolsa. Primeiro, vamos entender o que é a tendência. Se eu for explicar em palavras, vai parecer muito mais complicado do que realmente é, dizem que uma imagem fala mais que mil palavras, então vamos às imagens:
Tendência de Alta


Tendência de Baixa

 Muitos, quando entram na bolsa, não sei o por quê, acham que são diferenciados e que tem uma visão única. Assim, vão contra a tendência achando que vão ganhar muito dinheiro pois se acham mais espertos que os outros, indo principalmente contra a tendência de baixa. Normalmente pensam assim: "Ah, essa ação já caiu demais, não tem como cair mais..." Aí compra um tanto daquelas ações, achando que vai fazer muito dinheiro, a ação continua a cair e ele perde muito dinheiro, ou então não assume o prejuízo e fica "casado" com aquelas ações por anos e anos. Claro que existem exceções, pessoas realmente com uma visão diferente e aguçada, mas na maioria das vezes, não é o caso.

"O futuro repete o passado"

Bom, este principio não tem muito o que ser explicado. É nítido que no mercado de ações existe um ciclo, uma ascensão, valorização das ações (que é quando sai nas revistas de jornais que a bolsa tá boa demais para ganhar dinheiro e um tanto de gente começa a investir), seguido por uma quebra do mercado e desvalorização das ações(quando sai nas revistas e jornais que a bolsa de valores é um lugar muito perigoso e muita gente vende tudo que tem para fugir do risco), após isso o mercado aos poucos se recupera e começa tudo de novo.
Viu algum erro aí ? As pessoas costumam entrar na bolsa quando as ações estão valorizadas, e sair quando estão desvalorizadas. Não precisa ser nenhum especialista em finanças para ver que essa combinação gera prejuízos.

"O volume deve confirmar a tendência"

O volume é um indicador que não falamos ainda, ele representa a quantidade de dinheiro movimentado em um tempo determinado, do mesmo jeito que funciona as barras do gráfico de barras. Mas o que significa o volume confirmar a tendência? Quando estiver uma tendência de alta, o volume aumente com a valorização da ação, e diminua com a desvalorização. Da mesma forma funciona para tendência de baixa, o volume aumenta com a desvalorização, e diminui com a valorização.

Qualquer dúvida estamos a disposição! Até breve.